5 maneiras de diminuir seu consumo de plastico

Quantas vezes você já ouviu falar sobre o problema do plástico nos oceanos? Tenho certeza que várias! Mas a questão que realmente importa é: quantas vezes você tomou uma atitude pra ajudar a resolver esse problema, hein?

Considerando que o nosso consumo de plástico aumenta mais a cada dia, é claro que o nível do negocio já ta absurdo, e caso você esteja meio por fora do assunto, aqui vai uma dose de choque de realidade:

  • Segundo o Greenpeace UK, a cada ano são despejados nos oceanos cerca de 12,7 milhões de toneladas de plástico, isso dos mais de 2 bilhões de toneladas de lixo que são produzidos pelo mundo todo a cada dia, e entre os vários impactos negativos, o maior deles é a ingestão desses resíduos pelos animais. O consumo, fora de controle, de embalagens plásticas, impede que os animais mergulhem em águas mais fundas tornando impossível a caça para se alimentarem e também a suas famílias. Sem a nossa conscientização, fica cada dia mais difícil pra que eles possam se alimentar, fazendo com que as coisas saiam do equilíbrio natural voltando com muita mais força e impacto nas nossas vidas.
  • Em 2012 a media de lixo produzida por pessoa, só no Brasil, era em torno de 383 kg por ano, já em 2018, esse valor foi para 450 kg de lixo pra cada pessoa no fucking Brasil. É extremamente necessário entender que tudo isso foi causado por mim e por você aí também! Tudo é resultado de cada escolha que fazemos no nosso dia a dia, desde um almoço com os amigos até a roupa que usamos, tudo impacta o meio ambiente.

Temos a opção de deixar que o problema se agrave ainda mais, se tornando ainda mais difícil de resolver ou podemos agir! Pequenas atitudes, podem fazer uma diferença enorme no futuro. Listamos 5 maneiras de diminuir o consumo de plástico que se encaixam em qualquer rotina:

Usar escovas de dente de bambu

As escovas tradicionais não podem ser reciclados e perdem sua utilidade muito rápido, o que as tornam responsáveis por toneladas de resíduos todos os anos. Já a escova feita de bambu pode ser descartada de forma muito segura, jogada na terra, compostor ou aterro. O bambu, as cerdas e a embalagem não poluem já que são bio-degradáveis.

Carregar sempre uma ecobag

O uso das sacolas reutilizáveis (ou ecobags) começou a ser incentivado em 2011, quando a lei n°15.374 entrou em vigor, proibindo a distribuição gratuita de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais. Mas adivinha?! muita gente ainda não usa a bendita. Além de ser derivado do petróleo, a sacola plástica demora de 100 a 400 anos para se decompor depois de jogado no lixo, enquanto as reutilizáveis demoram apenas 2 anos, sem contar que você pode usar muito mais vezes do que a comum. Então me diz se não vale a pena manter uma sempre na mochila/bolsa e salvar umas tartaruguinhas?

Ter seu próprio canudo

Seja de metal, palha, vidro ou bambu, parar de usar canudos de plástico salva milhões de vidas marinhas. Estima-se que 90% das espécies marinhas já ingeriram algum tipo de produto plástico, o canudinho, por ser pequeno, é facilmente confundido com alimento. E se você pensa que só quem mora na água tem ingerido o que não deve, ta bem enganado, um estudo realizado na Áustria, mostrou até 9 tipos diferentes de microplásticos nas fezes humanas!

Utilizar coletor menstrual ou calcinha absorvente

Os absorventes (internos e externos) causam muitos danos ao meio ambiente, desde a sua produção até seu descarte, por ser um produto que não pode ser reciclado. Em media uma mulher faz uso de 10 a 15 mil absorventes descartáveis entre a primeira menstruação e a menopausa, uma ótima alternativa, não só para o planeta mas também para o seu bolso, é utilizar coletores menstruais e/ou calcinha absorventes. Os dois podem ser reutilizados diversas vezes e a produção é eco-friendly.

Investir em filtro/purificador em casa e andar com sempre com uma garrafa reutilizável

Um milhão de garrafas plásticas são vendidas por minuto no planeta! A ONU diz que 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico e até 2050 a quantidade de plásticos na água vai superar a de peixes. E hoje, a presença de microplásticos nos mares já superam a quantidade de estrelas na galáxia. O tamanho do problema é gigantesco, mas só de levar uma garrafa reutilizável ao sair de casa (uma das vantagens é que elas normalmente são térmicas e vai manter geladinho, pensa nisso) e usar filtros e purificadores de água em casa, já faz muita diferença!

Não esqueça que se preocupar com o meio ambiente é se preocupar com você mesmo!

Quer contribuir ainda mais pra revolução que a Base busca? Responda nossos formulários (pega beeem menos tempo do que ver um vídeo de cachorro no Facebook) e avalie o quão sustentável são os lugares que já esteve e os produtos que consome, ser sustentável é uma questão de agir!

Compartilhe essas informações com seus amigos e comente aqui se você já pratica alguma dessas ações, a Base não existe sem você!


Compartilhar esta notícia:

Deixe um comentário