Quantas vezes você já ouviu falar sobre o problema do plástico nos oceanos? Tenho certeza que várias! Mas a questão que realmente importa é: quantas vezes você tomou uma atitude pra ajudar a resolver esse problema, hein?
Considerando que o nosso consumo de plástico aumenta mais a cada dia, é claro que o nível do negocio já ta absurdo, e caso você esteja meio por fora do assunto, aqui vai uma dose de choque de realidade:
Temos a opção de deixar que o problema se agrave ainda mais, se tornando ainda mais difícil de resolver ou podemos agir! Pequenas atitudes, podem fazer uma diferença enorme no futuro. Listamos 5 maneiras de diminuir o consumo de plástico que se encaixam em qualquer rotina:
As escovas tradicionais não podem ser reciclados e perdem sua utilidade muito rápido, o que as tornam responsáveis por toneladas de resíduos todos os anos. Já a escova feita de bambu pode ser descartada de forma muito segura, jogada na terra, compostor ou aterro. O bambu, as cerdas e a embalagem não poluem já que são bio-degradáveis.
O uso das sacolas reutilizáveis (ou ecobags) começou a ser incentivado em 2011, quando a lei n°15.374 entrou em vigor, proibindo a distribuição gratuita de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais. Mas adivinha?! muita gente ainda não usa a bendita. Além de ser derivado do petróleo, a sacola plástica demora de 100 a 400 anos para se decompor depois de jogado no lixo, enquanto as reutilizáveis demoram apenas 2 anos, sem contar que você pode usar muito mais vezes do que a comum. Então me diz se não vale a pena manter uma sempre na mochila/bolsa e salvar umas tartaruguinhas?
Seja de metal, palha, vidro ou bambu, parar de usar canudos de plástico salva milhões de vidas marinhas. Estima-se que 90% das espécies marinhas já ingeriram algum tipo de produto plástico, o canudinho, por ser pequeno, é facilmente confundido com alimento. E se você pensa que só quem mora na água tem ingerido o que não deve, ta bem enganado, um estudo realizado na Áustria, mostrou até 9 tipos diferentes de microplásticos nas fezes humanas!
Os absorventes (internos e externos) causam muitos danos ao meio ambiente, desde a sua produção até seu descarte, por ser um produto que não pode ser reciclado. Em media uma mulher faz uso de 10 a 15 mil absorventes descartáveis entre a primeira menstruação e a menopausa, uma ótima alternativa, não só para o planeta mas também para o seu bolso, é utilizar coletores menstruais e/ou calcinha absorventes. Os dois podem ser reutilizados diversas vezes e a produção é eco-friendly.
Um milhão de garrafas plásticas são vendidas por minuto no planeta! A ONU diz que 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico e até 2050 a quantidade de plásticos na água vai superar a de peixes. E hoje, a presença de microplásticos nos mares já superam a quantidade de estrelas na galáxia. O tamanho do problema é gigantesco, mas só de levar uma garrafa reutilizável ao sair de casa (uma das vantagens é que elas normalmente são térmicas e vai manter geladinho, pensa nisso) e usar filtros e purificadores de água em casa, já faz muita diferença!
Não esqueça que se preocupar com o meio ambiente é se preocupar com você mesmo!
Quer contribuir ainda mais pra revolução que a Base busca? Responda nossos formulários (pega beeem menos tempo do que ver um vídeo de cachorro no Facebook) e avalie o quão sustentável são os lugares que já esteve e os produtos que consome, ser sustentável é uma questão de agir!
Compartilhe essas informações com seus amigos e comente aqui se você já pratica alguma dessas ações, a Base não existe sem você!